Menu fechado

Pesquisa comprova eficácia do Reiki em pacientes hipertensos

O efeito da técnica japonesa sobre o corpo ganha um benefício a mais: o controle da hipertensão”.

Terapia Reiki

Uma pesquisa recente publicada na Scielo, biblioteca eletrônica que reúne artigos científicos de confiança, apontou que o reiki pode ser um aliado do tratamento convencional da pressão alta. A técnica de imposição de mãos, que visa ajudar no restabelecimento do fluxo energético corporal, se saiu muito bem numa instituição de saúde na cidade de São Paulo. 

Reiki
Revista Bons Fluidos

O estudo avaliou 66 pacientes com pressão arterial igual ou acima de 14 x 9. Eles foram divididos em três grupos: controle, placebo e experimental. O grupo experimental recebeu reiki, enquanto o grupo placebo recebeu uma imitação da técnica, realizado por pessoa não formada na área e que atuou em pontos do corpo que não são centros de energia. Já o grupo controle permaneceu apenas em repouso. Em todos os casos, era medida a pressão no início e no final da sessão. 

Ao final da experiência, liderada por Léia Fortes Salles, da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, constatou-se que houve diminuição da pressão arterial nos três grupos, mas a redução maior foi no grupo de reiki. Em tese, a técnica induz a um relaxamento físico e psicológico que contribui para a boa circulação sanguínea.

Texto e imagem da Revista Bons Fluidos – fev/2017

Conheça nossos cursos clique aqui.

Post relacionado